A cidade de Alpestre foi a primeira a receber o projeto Entrevero Cultural: Expressões do Sul, na última semana. A iniciativa apresenta dois grupos que expressam a qualidade e diversidade artística produzida no Rio Grande do Sul: Orquestra de Teutônia e Grupo Folclórico Os Gaudérios. A iniciativa tem financiamento do Ministério da Cultura, a partir de projeto aprovado pela Nova Produções.
Um grande público prestigiou as apresentações, garantindo uma democratização da cultura através da qualidade artística.
O projeto Entrevero Cultural: Expressões do Sul, prevê apresentações de dança do folclore gaúcho e música instrumental nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Serão seis apresentações em locais públicos dos municípios que vão receber este projeto e gratuitos para a população, com o apoio das prefeituras municipais.
O patrocínio desta iniciativa será de Foz do Chapecó Energia S/A, Lojas Becker, Agrobella Alimentos, Farmácias São João, Terra Sol Veículos, Motolandia e Grupo Charrua, empresas que entenderam a importância desta proposta para a democratização da cultura.
Os próximos espetáculos acontecerão nos seguintes locais e datas: Peritiba – SC (20/08); Santa Cruz do Sul – RS (28/09); Frederico Westphalen – RS (12/10); São Carlos – SC (04/11) e Três Passos – RS (29/11).
Proporcionar espetáculos diferenciados para as comunidades que serão contempladas, a partir de um financiamento cultural que conta com apoio da iniciativa privada, é um dos meios de manter viva e forte a cultura realizada em nosso Estado.