No no domingo, 25 de outubro de 2015, dia em que completou 184 anos, Alegrete recebeu um grande presente. Aconteceu no Largo do Centro Cultural, a partir das 21h, a apresentação da Orquestra de Teutônia.
A produção foi de Nova Produções e contou com o financiamento da Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Patrocínio de Lojas 3 Passos, Lojas Deltasul e Produtos de Limpeza Girando Sol.
A Orquestra é conhecida no sul do Brasil pelo seu repertório sempre atualizado, pela vibração, energia e balanço impostos pelos instrumentistas que fazem o público vibrar, dançar e se emocionar. Ao longo de sua trajetória, a Orquestra de Teutônia tornou-se um referencial de qualidade para os seus ouvintes, sendo uma das principais Orquestras do Rio Grande do Sul e Brasil. O grupo possui 25 músicos, distribuídos em naipes (saxofone, trompetes, trombones, teclados, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e vocais), com arranjos e direção musical de Astor Jair Dalferth.
Um show dedicado ao Rock com fusões de outros ritmos, prestigiando peças nacionais e internacionais, além de contemplar grandes compositores, grupos e intérpretes dos gêneros como Michael Jackson, U2, Queen, James Brown, Elvis Presley, Roupa Nova, Tim Maia entre outros. Os arranjos especialmente elaborados para essa Big Band, somados à apresentação diferenciada e irreverente costumeiramente proposta pela Orquestra de Teutônia, e a intensa participação da platéia, fazem desse trabalho um referencial.
No repertório, o que há de melhor da MPB, Jazz, temas musicais do cinema mundial, música Latino-Americana e folclore (gaúcho, alemão e italiano). Por tudo isso é que a Orquestra de Teutônia é tão requisitada e por onde passa, deixa a marca da excelência musical inspirada nas grandes orquestras de Glenn Miller, Ray Conniff, James Last e Perez Prado, com um grande diferencial: o balanço brasileiro que proporciona um espetáculo diferenciado, moderno e inovador.