Criado em março de 2009, o Tempero Brasil surge na intenção de desenvolver um trabalho musical voltado à prática da improvisação, ao aprimoramento da técnica instrumental e à pesquisa de repertório. Formado por um trio de sopros (Trompete, Saxofone Tenor e Trombone), sustentados rítmica e harmonicamente por Guitarra, Baixo e Bateria, o Sexteto possui como o nome já diz, um tempero musical brasileiro.
O grupo faz experimentações e releituras nos arranjos escritos pelo Maestro Astor Jair Dalferth, e apropria-se de um repertório de temas clássicos, nacionais e internacionais.
Nos temas nacionais destacam-se a MPB, Bossa-Nova, Samba, Choro, e Baião. Nos temas internacionais, Blues, Jazz, Tango e Latino-Americano.
Entre os compositores, estão nomes famosos, como os brasileiros Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli, além dos internacionais Duke Ellington, John Dizzi Gillespie, Thelonious Monk, George Gershwin, Astor Piazzola, entre outros.
Além da qualidade na escolha do repertório, do refinamento na execução e da musicalidade do grupo, destaca-se ainda, uma atmosfera de
interação gerada a partir das seções de improviso. Isso possibilita uma liberdade poética ao instrumentista improvisador e engrandece e caracteriza a performance do grupo.
Assim, sabendo da valorização da música brasileira de qualidade no exterior e da necessidade nacional de cultuar nossa música instrumental, também faz parte dos objetivos do Tempero Brasil, produzir música instrumental autoral, cultuando e difundindo elementos interpretativos da nossa música.
O grupo tem participado de recepções, aberturas de feiras seminários e congressos, coffe breaks e cerimônias em geral.
Integrantes:
- Astor Jair Dalferth – Trombone
- Jilvan Ferreira – Saxofone Tenor
- Lucas Brolese – Guitarra e Violão
- Marcos Grün – Bateria
- Rodrigo Görgen – Baixo
- William Bayer – Trompete