Com realização da Nova Produções, a segunda edição acontecerá em Três Passos.
Foi aprovado pelo conselho estadual de cultura o projeto do II Festival Itinerante da Música Brasileira. Trata-se de um festival que oportuniza uma diversidade de composições musicais inéditas, democratizando a cultura e potencializando o talento de diversos artistas populares do país.
O objetivo é realizar o festival em cidades diferentes, por isso a denominação itinerante. A primeira edição aconteceu em 2021, na cidade de Frederico Westphalen, no Norte do RS. Já esta segunda edição, acontecerá na cidade de Três Passos, no Noroeste do RS.
14 composições serão selecionadas, a partir de uma triagem com avaliadores técnicos, e estarão concorrendo às premiações previstas. Artistas de todo o país podem participar com suas músicas. O festival não tem uma temática definida, podendo ser inscritas obras musicais de qualquer gênero ou estilo, sem limitação de inscrições.
Para além do festival, serão realizadas oficinas de canto e musicalização para crianças, além de oficina de composição para o público em geral.
Para enriquecer ainda mais a programação, dois shows principais estão previstos para esta edição: o artista regional, Valdomiro Maicá, destacando a música nativista gaúcha, e a banda Vera Loca, como show nacional de pop/rock.
O projeto do II Festival Itinerante da Música Brasileira é uma realização de Nova Produções, com o Financiamento do Pro-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Texto: Vinicius Araújo (Nova Produções)